Blog da Brazi!

9 Informações Básicas em um Rótulo Adesivo

Um rótulo, além de chamar a atenção do consumidor, tem a função de informar dados obrigatórios segundo a nossa legislação. Acompanhando as principais alterações de arquivos dos nossos clientes, montamos os principais cuidados que são necessários ao desenvolver um rótulo.

As 9 principais informações e cuidados que devemos ter ao desenvolver um rótulo:


  1. Nome do produto incorreto:

Não é permitido atribuir qualidade terapêutica ou medicamentosa nos rótulos dos produtos. O nome aprovado no registro do produto deve ser o mesmo a ser usado no rótulo. Se você tiver dúvida sobre o tamanho mínimo que deve ser usado no nome do produto, tire sua dúvida com a equipe da Brazicolor!


  1. Conteúdo e graduação alcoólica:

É obrigatório informar o conteúdo e a graduação alcoólica no rótulo. Estas informações possuem um tamanho de fonte mínimo de acordo com o conteúdo da embalagem.


  1. Nome do fabricante e endereço:

É obrigatório o nome do fabricante e endereço, porém cuidado! Informá-lo de forma incorreta também é uma infração.


  1. Registro no MAPA:

Muito importante seguir as regras para informação do número de registro. É necessária atenção com os diversos padrões exigidos na hora da montagem! Tais como tamanho mínimo, cor, visibilidade, etc.


  1. Ingredientes, conservantes e informações nutricionais:

A lista de ingredientes e conservantes deve ser fiel ao que foi utilizado na fabricação do produto, bem como as informações nutricionais nos produtos considerados alimentos. Estas informações devem ser conferidas pelos responsável técnico de cada segmento. Cuidado! Mesmo produtos de origem artesanal, como cervejas por exemplo, possuem ingredientes específicos que obrigatoriamente devem ser listados no rótulo.


  1. Indústria Brasileira, lote e validade:

A informação de “Indústria Brasileira” é obrigatória. Lote e validade também são informações necessárias, quando estas informações são impressas na tampa, ou no corpo da garrafa, é preciso informar no rótulo.


  1. Percentual de suco:

Quando o rótulo é de suco, obrigatoriamente temos que indicar a porcentagem de suco presente no produto.

Suco - 100% Fruta;

Néctar - 70% a 80% água, 20% a 30% Fruta;

Refresco - 90% a 95% água, 5% a 10% Fruta.

*A Informação tem que estar no rótulo!!


  1. Frases e palavras que não podem ser usadas:

Não é permitido atribuir qualidade terapêutica ou medicamentosa nos rótulos dos produtos. Cuidado com as frases: “100% Suco” ou “Cerveja Artesanal”, pois não podem ser usadas.


  1. Código de barras:

Na Comercialização do seu produto em lojas, supermercados e no comércio em geral, é necessário o uso do código de barras no produto, seja no rótulo, ou na embalagem do mesmo.

Para utilizar o código de barras no seu produto, você precisa o cadastrá-lo ou comprá-lo através de um site ou serviço oficial.

Caso utilizar um código não cadastrado, irá constar em sua leitura como produto inexistente.

Além de registrar um código de barras, você também precisará posicioná-lo de forma clara e visível na embalagem! O mais recomendado é exibi-lo em cor preta sobreposto a um quadro branco.


Matéria por: Equipe Brazicolor

Postado dia: 20/01/22

Leia mais:

Case: Sustentabilidade

Weber Haus Reserva Solera

Pantone 2022

Reciclagem